domingo, 14 de agosto de 2011

Ilha do Bom Abrigo e os piratas

A Ilha do Bom Abrigo localiza-se entre a barra do mar de Cananéia, com uma extensão territorial médio, seu ponto mais alto chega aproximadamente a 142 metros de altura. A Ilha é praticamente rodeada por costão rochoso, assim naturalmente protegida pelas fortes tempesdades que ocorrem em certa época do ano.


A Ilha é um lugar paradisíaco, onde qualquer pessoa gostaria de visitar, atraíndo-se pela bela paisagem vista através do Farol do Bom Abrigo, uma pequena enseada de praia para banho de mar, atracagem para embarcações com turístas que buscam na Ilha a inspiração de estar de bem com a natureza. Excelente para armar a "barraca" para acampar e ou fazer uma boa pescaria.



Piratas na Ilha do Bom Abrigo

Morava em São Paulo um Inglês, o qual deu uma entrevista aos repórteres de jornais da Capital, que vindo diretamente da Inglaterra, trouxera um mapa da região do Bom Abrigo em Cananéia.
Na matéria publicada pela Folha de São Paulo, alegava o inglês, que aquele mapa era verdadeiro, e não ser lenda o Tesouro em barras de ouro , enterrado na praia da Ilha do Bom Abrigo em frente à barra de Cananéia, entre três marinheiros mortos a bordo pelo Comandante daquele navio pirata inglês, com os pés juntos fazendo um círculo entre três enormes pedras da rocha da Ilha do Bom Abrigo, dando o formato de triângulo ali formado na ilha, como um marco da natureza que ficou plantado eternamente no sopé da Ilha do Bom Abrigo em Cananéia, com as ondas do oceano rebentando de vez em quando sobre as mesmas.
Cada uma das pedras tem uma cruz pintada e uma dessas pedras, a do meio, é bem chata e a cruz está mais em cima: nela está gravada a seguinte frase em inglês: The Classic – poety celebrates the deeds of famous sailors to plunges in the beautiful beaches in isle of Bom Abrigo in Cananéia. O motivo pelo qual os três marinheiros foram mortos, foi o fato de terem os mesmos denunciado o comandante a navios piratas franceses, holandeses, portugueses, espanhóis, etc.
A galera do Capitão Bow Legged, estava mergulhando sob as ondas encrespadas do oceano negro de tempestades no sul de Cananéia, atrás de tais tesouros , puderam avaliar as proporções do desastre com o náufrago do navio. O “Havelock”, na corrida maluca em que ia, na direção do Bom Abrigo em Cananéia, se atirara contra as pedras do costão da Ilha do Bom Abrigo, adernando de bombordo. A água entrava e saía do casco despedaçado.
Da sua equipagem só se haviam salvo o Capitão, o Grumete Sharp, de uma escuna inglesa saqueada na última abordagem, e meia dúzia de marinheiros. Não havia sinal dos mortos. Naturalmente a maré os havia levado para bem longe, ou os peixes se haviam banqueteado à sua custa.
A galera naufragou ali na Ponta de Leste próximo a armação da baleia. O que existe atualmente na ilha do Bom Abrigo são ruínas dos fornos com seus tachos enormes de bronze (os quais serviam para derreter o óleo de baleia, que se misturava com a cal de ostra e areia da praia para a liga da argamassa que servia para a construção de casas de pedras na Vila de São João Baptista de Cananéia).
O Capitão Bow Legged e a meia dúzia de marinheiros, o quais já em outra nau, com certo carregamento de ouro em barras, foram encalhar num baixio de lama movediça, na qual se afunda mais de 2 metros, isto em 1645. Os pescadores em viagem constante já no século XVIII, ainda viam os restos do barco naufragado, lugar chamado de “Saco Grande” ou mesmo de “Saco do Brocuanha”. (em tupi roça das almas)
E a ponta se tornou famosa por ser um baixo perigosíssimo e refúgio de piratas que infestavam os mares do sul.
Numa outra viagem já despistando navios espanhóis, e holandeses que o seguiam, tenta retornar ao brocuanho e é apanhado por outra tempestade.
Naturalmente, o Capitão Bow Legged, conseguindo regressar às pressas do Brocuanha para o Bom Abrigo em Cananéia, veio em mais de uma expedição à procura do seu tesouro no Saco de Brocuanha em Cananéia, e atras dele os holandeses, franceses, espanhóis e portugueses, todos querendo o seu quinhão de tal tesouro.
A manhã seguinte ao sinistro estava limpa, o mar bonançoso. Não dava nem de longe idéia de fúria desencadeada durante a noite, quando de seu regresso do Saco do Brocuanha para a Ilha do Bom Abrigo.
Os mares do Sul cananeenses são assim, estão sempre agitando, isso proveniente dos ventos fortes que sopram do quadrante sul.

Dizem que ainda tem tesouro na ilha.


 ilha do bom abrigo
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário